Dispomos de várias soluções para gestão das redes de águas, desde a monitorização inteligente de condutas, à detecção de transitórios hidráulicos, inspecção e localização de condutas e detecção e localização de fugas de água.
A dureza da água está associada à presença de sais de cálcio e magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, sendo considerada dura quando existem valores significativos destes sais, e macia quando contém pequenas quantidades.
As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.
A dureza é composta por: dureza temporária e dureza permanente.
A primeira é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos e pode ser eliminada por meio de fervura da água. A segunda é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são susceptíveis à fervura. À soma da dureza temporária e permanente dá-se o nome de Dureza Total da água.
Estudos feitos têm comprovado que apenas 6 mm de calcário comprometem a eficiência energética de um aparelho até 40%!
Em zonas de águas moderadas, o calcário instala-se na canalização e esquentadores em apenas 2 anos. Em termos práticos, isto representa elevados níveis de consumo.
Milhões de euros são desperdiçados todos os anos, com o dispêndio do consumo energético, perda de produção e substituição precoce de peças essenciais aos equipamentos.